Ossadas humanas em lixão: prefeitura de Vila Nova do Sul apura se houve violação de sepulturas no cemitério do município

Ossadas humanas em lixão: prefeitura de Vila Nova do Sul apura se houve violação de sepulturas no cemitério do município

Foto: Polícia Civil (Divulgação)

Polícia Civil investiga a descoberta de ossadas em lixão interditado do município

A prefeitura de Vila Nova do Sul confirmou a abertura de um processo administrativo para apurar denúncias de suposta violação de sepulturas e transporte irregular de restos mortais no Cemitério Municipal. A investigação foi aberta na terça-feira (23), após a descoberta de ossadas humanas no lixão da cidade.

De acordo com a administração, a Vigilância Sanitária Municipal, responsável pela fiscalização do cemitério, atua de forma contínua para evitar irregularidades. Ainda assim, diante dos relatos, foi determinada a imediata apuração dos fatos junto aos órgãos competentes.

Segundo a prefeitura, autoridades policiais estiveram no Centro Administrativo, na manhã de segunda-feira (22), para relatar o caso. A administração afirma que está disposta a colaborar com as investigações e a resolver os problemas estruturais do cemitério, principalmente em situações que envolvam vilipêndio – crime de profanar túmulos, cuja pena vai de um a três anos de prisão.

+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

​O Executivo destacou que situação semelhante já havia sido registrada anteriormente e que mantém contato com os órgãos responsáveis pela investigação, prestando total apoio. Também informou que já adotou medidas iniciais para reforçar a fiscalização e a segurança no cemitério.  

O município reafirmou que não admite nem compactua com qualquer ato que desrespeite a dignidade dos falecidos e das famílias. A abertura de túmulos sem a devida autorização legal "é expressamente proibida e será tratada com o máximo rigor". Em solidariedade às famílias e em respeito à comunidade, a prefeitura destacou o compromisso com a transparência, a legalidade e a busca de soluções para garantir tranquilidade aos cidadãos.


O caso

Na segunda-feira (22), restos mortais e caixões foram encontrados em um lixão interditado de Vila Nova do Sul. A principal suspeita é de que tenham sido retirados do cemitério municipal e descartados ilegalmente no local. Segundo o delegado Daniel Severo, os fatos são investigados como violação e vilipêndio de cadáver. Em princípio, há ossadas de mais de uma pessoa. Somente a perícia nos ossos poderá informar de o número exato de corpos a que pertenciam. 


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Polícia Civil cumpre mandado e prende condenado por roubo em Agudo

Queda de avião no Pantanal deixa quatro mortos em Mato Grosso do Sul Próximo

Queda de avião no Pantanal deixa quatro mortos em Mato Grosso do Sul

Polícia/Segurança